LANCE! Espresso: 'A necessidade da adoção de critérios objetivos para uso dos cartões'

MatériaMais Notícias

da blaze casino: A entrada foi forte, a imagem é muito forte e a consequência também. O meia João Paulo, do Botafogo, foi operado às pressas, ontem à noite, após sofrer duas fraturas na perna direita: na tíbia e na fíbula, com apenas dois minutos de jogo no clássico contra o Vasco, no Nilton Santos. Rildo, o agressor, recebeu apenas cartão amarelo. Vai continuar jogando normalmente – embora tenha sido substituído com dores no ombro – enquanto sua vítima ficará, certamente, pelo menos um ano sem poder entrar em campo. E não é a primeira vez que isso acontece no futebol brasileiro. No Brasileirão de 2016, o corintiano Fagner deu uma tesoura em Ederson, do Flamengo, num lance em que o árbitro Heber Roberto Lopes sequer marcou falta e ainda expulsou o técnico Zé Ricardo por reclamação. O resultado: 10 meses sem atuar. Dessa vez, pelo menos, a violência do atacante vascaíno não deve passar em branco: a Comissão de Arbitragem da Ferj considerou que o cartão deveria ser vermelho e o caso vai acabar no TJD-RJ onde uma pena mais dura deverá ser aplicada ao jogador. Nos dois lances, não importa se houve ou não deslealdade, intenção de “pegar” o adversário. A violência fala por si só. O que se torna necessário é a adoção de critérios objetivos de uso dos cartões que sejam respeitados pelos árbitros, reduzindo a subjetividade e as circunstâncias que envolvem a jogada. Se a entrada de Rildo, ao invés do início do jogo, tivesse acontecido com mais tempo de bola rolando, talvez ele tivesse sido expulso. Mas, como mandar alguém para o chuveiro tão cedo não é comum, o juiz Leonardo Cavaleiro preferiu contemporizar. Um erro que, ao contrário de João Paulo, para ele saiu barato: a Ferj já decidiu que ele continuará apitando livremente na fase final do Estadual.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Luiz Fernando Gomes. Clique aqui e inscreva-se.

RelacionadasBotafogoNúmeros da Bola: Perda irreparável! João Paulo vinha liderando estatísticas do Botafogo no CariocaBotafogo19/03/2018BotafogoApós fraturas, João Paulo é operado com sucesso; árbitro não é afastadoBotafogo19/03/2018BotafogoAutor de um gol do Botafogo, Brenner critica arbitragem do clássico: ‘Na hora do lance, fiquei desesperado’Botafogo18/03/2018

You may also like...