Pedro Barros busca o bicampeonato mundial de skate park em São Paulo
MatériaMais Notícias
da spicy bet: Octacampeão mundial, vice-líder do ranking e grande astro do Brasil na atualidade, Pedro Barros espera contar com o apoio da torcida para buscar o bicampeonato consecutivo do Mundial de skate park, no Parque Urbano Cândido Portinari, em São Paulo, a partir desta quinta-feira até domingo. Ele venceu a última edição, emNanquim(CHN), em 2018. As eliminatórias no feminino iniciam às 9h30, enquanto as do masculino começam às 13h10.
Após três dias de treinos oficiais, cerca de 160 skatistas iniciarão a disputa para valer. A competição vale pontos preciosos na corrida olímpica para Tóquio-2020.Os vencedores faturam 80.000 pontos no ranking, a maior soma oferecida nesta temporada.
– Os treinos mostraram o nível de skate da galera. O campeonato está anima. O clima está fervendo e a nossa expectativa é a melhor possível. Espero que essas arquibancadas estejam lotadas durante as competições para embalar ainda mais os skatistas. A torcida brasileira sempre é muito calorosa e isso nos estimula muito – disse Pedro, que terá seu maior rival na mesma pista.
Líder do ranking mundial, o americano Heimana Reynolds mostrou-se motivado com a oportunidade de competir novamente no Brasil.
– Essa é a minha segunda vez no Brasil. Eu estive aqui há alguns meses para o Vans Park Series nesse skatepark. Eu me amarro em estar aqui e andar em pistas diferentes. As pessoas também são muito legais. Estou satisfeito de estar de volta. Eu me diverti muito na primeira vez e eu estou amarradão por voltar – afirmou o atleta.
Se Heimana e Pedro já conhecem bem a pista, Shaun White, tricampeão olímpico de inverno no snowboarding, compete pela primeira vez no Brasil. O astro chegou a São Paulo uma semana antes para se preparar melhor.
– Eu estou muito feliz de estar competindo aqui no Brasil. Estou em São Paulo treinando há uma semana e eu já amo esse skatepark. Diferentemente do snowboard, eu não criei nenhuma expectativa para esse evento. O meu plano é me jogar ao máximo e ver o que rola – falou o skatista.
continua após a publicidadeRelacionadasMais EsportesHistórico! França derruba Estados Unidos e avança à semi do MundialMais Esportes11/09/2019Mais EsportesGabriel Medina vence em estreia no Mundial e Brasil avança em pesoMais Esportes11/09/2019TênisNadal na cola de Federer! Veja os maiores vencedores de Grand SlamTênis10/09/2019
da lvbet: Jovem de 11 anos é atração no feminino
Outra grande atração da competição é Sky Brown, de apenas 11 anos, que também curte a estadia brasileira e se diverte com as amigas. Além de competir, a jovem espera inspirar outras garotas a andar de skate também.
– Todas as vezes que eu estou competindo, tenho a chance de ver e estar junto com amigos skatistas, e isso é como um grande encontro. É irado estar junto de um grupo de meninas que estão correndo atrás de seus sonhos. Eu espero que outras meninas de todo o mundo saibam disso e que achem que também podem fazer o mesmo – disse a atleta.
Como funciona a corrida olímpica no skate
O Mundial deste ano, que terá entrada gratuita para o público, encerra a primeira janela olímpica do skate park para Tóquio-2020 e definirá os atletas pré-classificados para a segunda janela, que acontece até maio de 2020.
Ao fim da corrida olímpica, os 20 primeiros do ranking mundial, com limite de três atletas por país, se classificarão para a Olimpíada. Serão levados em conta os dois melhores resultados da primeira janela e os cinco da segunda. Mas há algumas restrições.
Uma é a obrigação de haver um atleta de cada continente no Jogos. Outra é que os três primeiros colocados no Mundial de 2020, na China, se garantirão em Tóquio, independentemente da pontuação na corrida olímpica.
O Brasil disputará 12 vagas olímpicas, sendo três para cada modalidade (park e street), por gênero (masculino e feminino).
continua após a publicidade
Outras atrações marcam o Mundial
Além da competição esportiva, o Mundial contará com uma grande programação cultural. Na STU Gallery, haverá exposições no movimento GRRRL, reunindo fotos feitas somente por mulheres de mulheres, e a Bolodoido do Skate no Brasil, que buscou fragmentos da história do skate brasileiro. Na Oi House, serão realizadas oficinas de mosaico geométrico, corte e colagem e customização de shapes, com artistas importantes da cena urbana.
A música também promete agitar o Parque Cândido Portinari. Com curadoria do Dj Tamenpi, o palco do STU Music recebe os shows do Bixiga 70, Febem, Mary G, Dead Fish e Curumim, que acontecem de sexta a domingo, assim que as manobras se encerram na pista. O evento contará também com o STU Hangout, uma área de convivência com food trucks e bares à disposição do público, além da STU Store, loja com produtos oficiais e exclusivos do campeonato mundial e artigos esportivos.
O público ainda poderá curtir a STU Street Fair, um encontro de marcas urbanas que vai trazer o estilo das ruas para dentro do Mundial de Skate Park e o espaço Burnkit com obstáculos modulares skatáveis para os amantes do carrinho.
Oi leva conexão WiFi para o público visitante
Patrocinadora oficial do Mundial de skate park, a Oi levará ao evento uma série de ativações com o propósito de provocar experiências que relacionem a marca com o amplo universo do skate, que é um dos esportes mais praticados no Brasil. Principal provedora de conectividade e infra de TI para grandes eventos, a companhia disponibiliza conectividade ao público geral da competição com o serviço gratuito do Oi WiFi.
A companhia também promoverá oficinas e talks com nomes relevantes que abordam a cultura urbana e o skate, na Oi House. Para os fãs que desejam um registro do campeonato, ainda haverá espaços temáticos para a realização de fotos.Já na pista, o obstáculo principal de manobras terá a campanha atual da operadora, a Ultragigue-se, oferta que dá aos clientes 50GB de internet e tráfego livre ao YouTube, Netflix, Facebook, Twitter, Messenger, Instagram e WhatsApp sem descontar da franquia, tudo por R$ 99,90 por mês.
– O patrocínio ao esporte é um pilar importante dentro da estratégia de marca da companhia. Apoiamos diversos eventos de skate no Brasil, temos em nosso time nomes de peso como Letícia Bufoni e Pedro Barros, e não poderíamos ficar de fora de uma das etapas mais importantes da categoria, sendo o Mundial, em São Paulo, uma competição que conta muito para os atletas que miram um vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem. Será um grande evento – diz Bruno Cremona, Gerente de Patrocínios e Eventos da Oi.
Ainda na competição, além das ativações, a Oi, através do seu instituto de inovação e criatividade, o Oi Futuro, irá realizar no dia 13 de setembro uma visita especial de 30 crianças do projeto “Skate: Inclusão e Transformação Social” ao evento.
continua após a publicidade